Estudos Avançados

O conceito de Estudos Avançados refere-se a um ensino intensivo de conceitos avançados em áreas delimitadas do conhecimento. O ensino está organizado em cursos avançados com a duração de dez semanas, com um total de 30 horas por curso. Os cursos são ministrados por jovens cientistas de sucesso, que desafiam alunos e professores do ensino secundário ou básico a aprenderem, interativamente, principalmente no laboratório, em cenários de investigação científica, os conceitos científicos mais interessantes do conhecimento moderno, e como esse conhecimento é adquirido.

Foi criado no IEC um laboratório modelo, equipado com os instrumentos básicos para oferecer um ensino experimental. Este tipo de laboratório está a se replicado nas escolas que aderem ao projeto. Os cursos avançados ocorrem nestes laboratórios no IEC e nas escolas.

Em cada curso, dez alunos e dois professores do ensino secundário ou básico têm oportunidade de utilizarem as novas tecnologias da Ciência no laboratório. Alunos e professores aprendem a ser seletivos nas suas abordagens a problemas científicos, a ser objetivos e a utilizar uma linguagem de rigor científico.

Em atividades paralelas aos cursos, alunos e professores frequentam conferências que decorrem de Outubro a Maio de cada ano no IEC, nas escolas, e nas bibliotecas das escolas. Para as conferências são convidados cientistas das áreas da Ciência, da Educação, da Saúde e das Ciências Sociais.

O IEC incentiva a criação de um Clube de Ciência, em cada escola, com a participação de alunos, professores e as associações de pais. Cada clube de ciência tem como patrono uma personagem da Ciência ou da Educação.

O conceito de Cursos Avançados está também a ser aplicado ao ensino do 1º Ciclo com as devidas alterações.

Atividades no âmbito dos Estudos Avançados

Cursos Avançados

  • Cursos Avançados no IEC
  • Cursos Avançados nas Escolas

Conferências

  • Conferências no IEC
  • Conferências nas Escolas
  • Conferências nas Bibliotecas Escolares (Conversas ao Pôr-do-sol)

Clubes de Ciência nas Escolas