Ligação do IEC às escolas, às Universidades e à Ciência Viva

O IEC é uma escola com estreita ligação às instituições de ensino superior, aos institutos de investigação científica, às empresas baseadas nas novas tecnologias, às escolas, à autarquia e aos organismos nacionais e locais que fomentam a divulgação científica e cultural, como a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a que o IEC está estreitamente ligado, promovendo a sua missão de inserir a Ciência na cultura geral.

O IEC promove a educação, a modernização e o desenvolvimento da comunidade no corredor entre as Universidades de Coimbra e Aveiro, com recurso a programas de divulgação e formação no âmbito da Ciência, da Saúde, do Ambiente, das Novas Tecnologias e das Línguas Modernas, incluindo o ensino de Português para estrangeiros.

Para além da sua função como instituição de divulgação científica, atuando como “Centro de Ciência Viva”, na perspetiva de promover a inserção da Ciência na cultura geral, junto das escolas e das populações, o IEC tem funções que vão para além da divulgação. Assim, o IEC tem protocolos com as escolas e com as universidades, e serve de interface entre estas, para gerar, junto das escolas, a competência e as condições necessárias para uma mudança estratégica do ensino nas escolas, com o apoio das universidades e institutos de investigação.

O IEC reconhece um processo em curso de descentralização do ensino, em que as autarquias terão uma maior responsabilidade junto das escolas. É função do IEC contribuir para esta transformação no ensino, que implica maiores competências educativas locais que facilitem a transferência de conhecimentos do ensino superior para as escolas. Neste sentido, o IEC é um protótipo de instituição que, num futuro próximo, será necessário implantar, particularmente nos meios rurais, para ajudar na transformação educativa que leve a que os jovens portugueses destes meios tenham igualdade de oportunidades, relativamente aos jovens dos meios de maior dimensão.