Espaços e infraestruturas do IEC

O IEC está implantado num edifício de três pisos, construído pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, com a qual o IEC mantém um protocolo de funcionamento. Todos os espaços foram planeados para serem funcionais, tomando em conta os objetivos da instituição. Assim, existem salas de aulas, sala de reuniões, anfiteatro, laboratório, espaço para exposições, biblioteca, salas de estudo, espaço Internet, e um espaço de leitura designado Café-Cultura.

Todas as salas estão equipadas com computadores e quadros interativos. O laboratório possui bancadas apropriadas, equipamento de uso geral, incluindo autoclave, e equipamento especializado, como PCR, espetrofotómetro, eletroforese em gel, centrífuga, balanças de precisão, etc..

Um dos objetivos do IEC é que algum deste equipamento geral e especializado possa ser instalado nas escolas à medida que os professores e alunos adquiram os conhecimentos modernos que impliquem a realização de trabalho experimental nos laboratórios das escolas. O IEC dá apoio técnico e científico às escolas.