Notícias

 

20 de Abril 2015 - Homenagem a Mariano Gago

 

MARIANO GAGO VIVE ENTRE NÓS 

José Mariano Gago foi um dos cientistas e seres humanos que mais marcou a sua geração.

Mariano Gago foi um espírito independente que entrou na política para defender os verdadeiros cientistas e todos os verdadeiros investigadores de todas as áreas do conhecimento...

Foi um ministro arrojado, que sabia que a sua visão unificadora de todo o conhecimento, Ciência, Artes, Letras era difícil, não era pacífica nos meios académicos, mas lançou programas ousados de financiamento às pessoas com genuína curiosidade pelo conhecimento, em qualquer área. Sabia que não era fácil penetrar a divisão clássica do conhecimento, mas foi inteligente como o fez, desafiando os investigadores, à margem das instituições.

Mariano Gago libertou os investigadores das mãos castradoras das universidades tradicionais, onde a ação e o livre pensamento eram limitados... deu liberdade aos investigadores...foi um revolucionário e um homem de visão.

Mariano Gago fez singrar a Ciência nos laboratórios e depois levou-a para a rua, levou a experimentação científica para as escolas, através da intervenção da Ciência Viva e dos centros de investigação, e quis levar a “argumentação científica para dentro dos debates da sociedade e da decisão política democrática”.

Mariano Gago foi um visionário com sentido prático e utilitário, que muito contribuiu para a sociedade.

Veja mais aqui.

 


 

18 de Abril 2015 - Apresentação do livro: "Ao Amor e à Vida"

 


 

21 de Abril 2015 - Cursos para alunos das Escolas

 


 

14 de Abril 2015 - Animação Socioeducativa: conceitos, métodos e finalidades

 


 

9 de Abril 2015 - Arsélio Pato de Carvalho homenageado em evento internacional de Neuroética

 

Arsélio Pato de Carvalho, professor jubilado do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC), vai ser homenageado no evento internacional de ética das neurociências, ICONE, a ter lugar, nos próximos dias 9 e 10 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Atualmente, Arsélio Pato de Carvalho é o Provedor do Bolseiro de Investigação e Diretor doInstituto de Educação e Cidadania, do qual também é fundador, localizado na sua terra natal, Mamarrosa.

A homenagem conta com a participação de conceituadas figuras nacionais e internacionais das neurociências como Catarina Resende de Oliveira do CNC, João Lobo Antunes, Alexandre Castro Caldas, Jean-Pierre Changeux, do Collège de France, e Elkhonon Goldberg, fundador e Diretor do Luria Neuroscience Institute.

 

Saiba mais...

 


 

7 de Abril 2015 - O perfil do gerontólogo - um caminho em aberto!

 


 

20 de Março 2015 - Celebração do Dia da Árvore

 


 

17 de Março 2015 - A aventura do empreendedorismo: dois percursos, um projeto